Parceria PMMG

Apresentação

1) Desde 13.04.2011 vigora um acordo de  mútua cooperação entre a UFLA e a PMMG.

Escopo: propiciar o estabelecimento de um programa de segurança pública, por meio do patrulhamento ostensivo no Campus da UFLA.

  • Das atividades específicas de colaboração: UFLA

Autorizar a participação de discentes e servidores nas atividades programadas em atendimento ao escopo, desde que não haja prejuízo de suas atividades normais;

Propiciar oportunidade para a realização conjunta de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de interesse mútuo;

Organizar e criar condições mútua de treinamento de seus servidores, no aprimoramento da capacitação técnico-científica de seus participantes, de comum acordo, através de cursos, reuniões técnicas,  palestras e visitas, especialmente os de cunho educativo.

Desenvolver pesquisas e incentivar práticas de proteção ao meio ambiente.

  • Das atividades específicas de colaboração: PMMG

Executar o policiamento ostensivo no campus incluindo áreas de proteção ambiental e entorno. Visando promover a segurança física da comunidade acadêmica assim como a segurança patrimonial, em conjunto com a Vigilância da UFLA;

Patrulhar o campus em áreas específicas em conjunto com a Vigilância da UFLA;

Fiscalizar o trânsito urbano no campus, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro;

Atender prontamente às ocorrências policiais, quando solicitada pela Vigilância da UFLA;

Organizar, de comum acordo, cursos, treinamentos reuniões técnicas, e palestras no campo da segurança pública, inclusive campanhas de prevenção do uso de drogas e substâncias análogas, campanhas de educação no trânsito e preservação ao meio ambiente;

Manter neutralidade e não intervir em manifestações, passeatas e congêneres com fins pacíficos, em locais abertos ao público, organizadas pelas entidades de classe ou sindicais representativas dos discentes, dos técnicos administrativos e dos docentes da UFLA, desde que não impliquem em perturbação da ordem ou dano ao patrimônio público;

Ministrar, uma vez por ano, um curso de atualização e aprimoramento aos servidores e empregados da CVP, com especial ênfase no relacionamento com a comunidade universitária.

2) O acordo propiciou, uma sólida e profícua parceria entre os Coordenadores de Segurança da UFLA e a Polícia Militar.

Dessa forma, existe a troca de informações, com resultados positivos, no combate a criminalidade no campus e redução de incidentes de segurança, tais como:

Recuperação de bens furtados;

Apreensão de drogas;

Monitoramento e apreensão de veículos;

Cumprimento de mandados de busca e apreensão;

Blitz de campanhas educativas;

Condução rápida e segura de envolvidos em incidentes mais graves de segurança;

Por parte da CVP, acesso a identificação de placas de veículos e a identificação de suspeitos; por parte PMMG, acesso a Central de Monitoramento da UFLA e redução de acionamentos com deslocamento de viaturas do centro urbano para o campus.

Maior segurança em eventos com grande circulação de pessoas, como: Colação de Grau e Semana Esaliana.

Redução do número de pessoas, não pertencentes à comunidade acadêmica, que transitam pelo campus com a intenção de praticar delitos.

3) A partir da implantação e integração do Posto Policial ao sistema de segurança da UFLA, que inclui como colaboradores: Vigilantes, Vigias e Porteiros, nota-se o aumento da sensação de segurança e redução de incidentes de maior potencial ofensivo.

4) Em termos práticos, de forma ostensiva e integrada o acordo veio propiciar maior segurança e menor tempo de resposta, caso haja algum incidente.

Curso de Formação de Brigadistas

Ministrado pelo Corpo de Bombeiros

2010-05-26 08.06.54-1

Curso de atualização para Vigilantes

Ministrado pela Polícia Militar

Aulas de Direito Constitucional e Penal, defesa pessoal, técnicas de abordagens, conhecimentos sobre drogas e técnicas de redação de ocorrências.

Sem título

VigilantesImagem1

Posto Policial UFLA

SONY DSC